quarta-feira, 15 de abril de 2015


Depressão, reflexo de um leigo

A depressão passou a ser assunto depois que apareceram suspeitas de que o co-piloto  da empresa francesa, que jogou o avião contra a montanha, estaria sofrendo deste mal, embora não me pareça que depressivo tenha tendências assassinas. Mas isso não vem ao caso, mesmo porque é coisa para as autoridades francesas descobrirem e o que interessa  são as desagradáveis considerações de um comentarista de televisão de Santa Catarina sobre o assunto. Na verdade, até começou bem, dizendo que a depressão é um distúrbio psicológico, fruto de frustrações, fuga da realidade. Tudo correto. A depressão é isso,  uma tristeza profunda da qual o depressivo perde o contato, entrando num profundo fosso do qual não consegue se safar sozinho. Junto ao psíquico há o químico, perda de alguma substância do cérebro.  Só que, de repente, o tal psiquiatra de plantão resolveu emitir conceitos sobre o depressivo e desencadear uma série de  opiniões sem qualquer embasamento, apenas opiniões, onde se revelou seu  profundo desconhecimento do assunto, além disso,  desfiou um arrazoado de ofensas ao depressivo, chamando-o, entre outras coisas, de covarde e que não merece cuidado nem pena. Para completar disse que o co-piloto está bem nos braços do Diabo. Nem oração merece.
Deixando a arrogância e a deselegância do  psiquiatra de ocasião  e considerando o assunto, se sabe que a  depressão é  fuga da realidade, é o medo de enfrentar as coisas da vida, fruto, quase sempre das frustrações não resolvidas, mas antes de tudo,  um distúrbio grave, que merece cuidado e atenção. Ninguém entra neste fosso escuro voluntariamente, como ninguém se torna esquizofrênico porque é legal.  A depressão  é perda da  consciência de si mesmo e ninguém sai dela com palavras de ordem ou com indagações. O depressivo precisa de compreensão dos que estão ao seu lado  e tratamento psicológico e medicamentoso.
Bem, não sou psicólogo, por isso posso ter cometido algum equívoco, mesmo assim pode servir como ponto de partida para uma reflexão.

Jorge Nicoli

______________________

Conservatório Musical
“Maestro João Evangelista”
Mais de 40 anos a serviço
da educação musical.
Parceiro do

Sopa de Cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário