domingo, 26 de abril de 2015




Apenas um escudo         
O dicionário registra arrogância com alguns sinônimos como, altivez, presunção, impertinência, entre outros.  Mas a arrogância vai além de alguns sinônimos.
            E se pode perceber este comportamento com clareza, pois o arrogante costuma não se esconder atrás de palavras tampouco de atitudes. Ele é transparente. Sem rodeios, ainda mais quando tem que  usar a argumentação, aí vem logo a frase “você  não sabe o que está falando” ou “quem é você para discutir comigo? “. Se você não sabe o que está falando ou nem sabe quem é você, então o papo se encerra.
            Se ele é pego em situação um pouco incômoda, logo vem “você não sabe com quem está falando”. Claro, você não vai querer saber pois, possivelmente, ele desfiará um rosário de cargos e diplomas. Se ele é cobrado e, por uma razão ou outra, não quer pagar, logicamente mandará o cobrador procurar seus direitos na justiça ou até na polícia.
            Mas se você ficar atento poderá perceber muito mais atitudes e assim detectar um arrogante, não podemos esquecer que, às vezes, alguém possa usar uma ou outra atitude arrogante sem o ser.
            Mas a maior demonstração de arrogância é quando o arrogante começa a definir o ser humano como uma invenção de Deus que não deu certo. É o momento glorioso em que ele se coloca acima dos seres humanos, um Deus, pois nunca diz que NÓS não demos certo, ele não se inclui entre os mortais, além do mais admite que Deus erra, pois inventou  um ser inútil, sem valor.
            No fundo mesmo, o arrogante é um fragilizado, que não consegue lidar  com as adversidades, se sente inferior por isso desqualifica a humanidade, só assim consegue sobreviver num mundo que lhe é hostil. A arrogância é tão somente um escudo.

                                   Xangô
é colaborador do Sopa de Cebola

_______________________

Mania de Limpeza
parceira do

Sopa de Cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário