terça-feira, 21 de abril de 2015



Dia de Tiradentes

Nunca entendi bem porque comemoramos dia 21 de abril, dia de Tiradentes e não comemoramos o dia 22, dia do Descobrimento do Brasil. Tiradentes é uma figura importante da nossa história, pelo menos nos livros didáticos. Só que a história da Inconfidência Mineira precisa ser melhor contada, assim como é preciso que se conte  as histórias de outros levantes em diversas regiões do Brasil.
 Os inconfidentes não lutavam pela libertação do Brasil, mesmo porque no século 18 não se tinha a noção  de Nação. A luta era evitar  que os portugueses continuassem a levar seu ouro para  a Corte. O certo é que foram presos, traídos ou não por Silvério dos Reis, Aqui, um parêntesis, seria coincidência a imagem de Tiradentes  de barba e cabelos compridos? Silvério e Judas? Presos, mas só Joaquim condenado à morte por enforcamento. Aos demais. penas comutadas e uns condenados ao desterro. Por que só Tiradentes? Simples, não era militar graduado, nem padre e nem rico;
Morreu, virou mito e mártir, isto 30 anos após sua morte em 1792. Mártir de uma Independência estranha, mas que ainda povoa a história e a vida cívica do País, basta ver a nossa bandeira e ouvir nosso hino para sentir a presença de D. Pedro I e toda a Corte Portuguesa.

Jorge Nicoli



José Roberto Lopes

Cantor e músico

parceiro  do

Sopa  de Cebola









Nenhum comentário:

Postar um comentário