quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016


A filosofia e a verdade

Certo dia, uma pessoa, ávida  leitora de filosofia,  me disse que tinha encontrado a verdade. Revelação que me assustou. Como encontrou a verdade?  Pensei, mas não perguntei, estava perplexo..

Tempos depois, numa palestra sobre filosofia, ouvi um professor - de filosofia - afirmar que a verdade era Deus. Como assim? A palestra era sobre filosofia, e o cidadão afirma textualmente que a verdade estava em Deus? Outro que sabia onde se encontrava a verdade.

Nada questionei, mesmo porque o estado de quase pânico em que me encontrava não permitia.

Anos se passaram. passado o estado de perplexidade, comecei a pensar  spbre o assunto, pensar na filosofia, nos autores que resolveram enveredar por esta trilha. o da filosofia e cheguei a uma conclusão, a filosofia de fato, nunca será o meio para se encontrar a verdade, mesmo porque ela não existe, é um conceito.

A filosofia é feita de conceitos e, até por isso, é fasconante, pois permite a reflexão sobre isto ou aquilo.

Ela nos leva a questionar os porquês da existência, sem nunca dar certeza de nada.

Isro é maravilhoso, porque a certeza é a morte da filosofia que, para ser viva, propõe dúvidas e incertezas. E é com dúvidas e incertezas que caminha o ser humano  e este para ser pleno em sua existência há de ter dúvidas e incertezas. combustíveis que o levam – como diz Clarice - a entende que a vida suplanta qualquer entendimento  e mais, que a verdade não é uma mercadoria, à disposição de quem a queira consumir.

Jorge Nicoli

=============================

SOPA DE CEBOLA

Boletim de Arte e Cultura




Nenhum comentário:

Postar um comentário