Consumismo Cego
A nossa vida é
influenciada em grande medida pelos jornais. A publicidade é feita unicamente
no interesse dos produtores e nunca dos consumidores.
Por exemplo,
convenceu-se o público de que o pão branco é superior ao pão escuro. A farinha,
cada vez mais finamente peneirada, foi privada dos seus princípios mais úteis.
Mas conserva-se melhor e o pão faz-se mais facilmente.
Os moleiros e os
padeiros ganham mais dinheiro. Os consumidores comem, sem o saber, um produto
inferior. E em todos os países em que o pão é a parte principal da alimentação,
as populações degeneram.
Gastam-se enormes
quantias na publicidade comercial. Assim, imensos produtos alimentares e
farmacêuticos inúteis, e muitas vezes prejudiciais, tornaram-se uma necessidade
para os homens civilizados.
Deste modo, a
avidez dos indivíduos suficientemente hábeis para orientar o gosto das massas
populares para os produtos à venda desempenha um papel capital na nossa
civilização.
Alexis Carrel,
1873/1944
Cirurgião, fisiologista e biólogo
Cirurgião, fisiologista e biólogo
==========================
OFICINA DE TEATRO
Casa da Cultura
Informações: 3153 1518
Nenhum comentário:
Postar um comentário